30 maio 2017

Resenha: Sorrisos Quebrados


Livro: Sorrisos Quebrados
Autora: Sofia Silva
Páginas: 268
e-Book Amazon

Sinopse: 
Paola
Perante Deus, o meu marido prometeu meu amar.
Cuidar de mim. Ser meu amigo.
Perante todos, disse que me amava. Que íamos ser felizes.
Viver para sempre juntos.
Mentiu em tudo.
Até que um dia, perante mim, ele disse que ia me matar. E não mentiu.
A partir desse dia vivi escondida no meu mundo, até o André aparecer.

André
Não procurava nada. Não queria ninguém.
Não depois de tudo que vivi.
O meu coração estava escondido na escuridão, até a Paola surgir com as suas cores, pintando a minha vida.

Sorrisos Quebrados é um romance colorido entre duas pessoas quebradas por relacionamento passados. Uma história de superação dos próprios medos e promessas.

Agradeço às minhas queridas amigas Yasmin Lobato e Jeh Alves por falarem tanto nesse livro, mais tanto, que finalmente me fizeram com que eu me rendesse à leitura! Amo vocês 💕 Agora vamos às minhas impressões, certo?

Como boa leitora de Colleen Hoover que sou, claramente, Sorrisos Quebrados me ganhou apenas com a sinopse. Eu demorei um pouquinho para pegá-lo e ler, confesso, mas valeu à pena cada linha lida desse livro. Sofia soube pôr em palavras personagens maravilhosos em situações extremamente horrorosas e angustiantes. 

Paola sempre se sentiu a patinho feio entre seu grupo de amigas, e quando um dos caras mais cobiçados pelas mesmas se interessa por ela e a pede em casamento, é de se dizer que finalmente ela encontrou seu Príncipe Encantado não é mesmo? Infelizmente não foi isso que aconteceu. No prólogo do livro tive que dar boas respiradas porque eu estava ficando agoniada e sufocada com tamanho desprezo que eu sentia pelas palavras e atitudes de Roberto com Paola, principalmente quando ela é aniquilada de tal forma, tão cruel por aquele que deveria amá-la incondicionalmente. O que obviamente ele não fez. Passados alguns anos, Paola decide ir viver em uma Clínica que foi fundada por Rafaela para pacientes especiais como Paola, que precisava ser tratada como uma pessoa totalmente normal e capacitada para cuidar de si, e não um monstro no qual as pessoas mal conseguiam olhar. Paola só quer mostrar suas cores num mundo tão preto e branco em que vivemos. Pintar é a sua maior paixão nessa vida, porque ela é que a tira da escuridão.
"Às vezes encontramos conforto no luga que um dia tememos."
André é pai solteiro da pequena Sol, que tem 4 anos. O passado também não foi justo com os dois. Ele amou tanto uma pessoa a ponto de largar seu futuro brilhante para no final de tudo sair quebrado, também aniquilado. Porém, mesmo com toda a turbulência ele tinha em sua vida alguém para clarear seus dias mais sombrios de alguma forma, pois ele tinha Sol. Mas André vivia no escuro todos os dias, corroendo o passado que lhe causou tanto mal. Confesso que adoro personagens infantis em enredos como o de Sorrisos Quebrados. As crianças chegam para nos mostrar sua inocência, sua ingenuidade nesse mundo cheio de maldade no qual vivemos, e muitas vezes durante a leitura eu chorei com a Sol. Ela também foi quebrada no seu processo de crescimento, e isso é o que mais angustia André e seus avós. A menina não se comunica com nenhuma criança, com praticamente ninguém, apenas com seus familiares e psicólogos da Clínica, fazendo com que o processo seja um pouco lento para que André dê a sua filha a vida que ele sempre quis dar, uma que toda criança merece ter. 

Surpreendentemente um dia, na festa de Carnaval da Clínica Paola e Sol se conhecem durante a atividade de pintura facial que Paola está oferecendo aos convidados à pedido de Rafaela, e Sol que praticamente não fala com estranhos, se comunica abertamente com Paola como uma criança falante que deveria ser sempre. Aquilo pega todos de surpresa, principalmente à André. Foi "amizade à primeira vista" com elas duas! Paola por si, com todos os seus traumas, não consegue se aproximar de qualquer homem que a faça lembrar de Roberto, principalmente homens de fora da Clínica e André é exatamente quem a deixa perturbada e cheia de medos, por seu porte grande e musculoso. 

Mesmo com todas as suas cicatrizes internas e externas, Paola consegue chamar a atenção de André, fazendo com que o que era pra ser uma relação impossível, ser uma relação claramente onde Paola não se veria nunca mais, vira uma atração mútua deixando ambos muito confusos. Sol sempre é o motivo entre eles dois. Aproximação, amizade, companheirismo, cumplicidade, lealdade. Onde tudo era para dar errado, começa a dar certo, mas será mesmo que ambos estão conectados da mesma forma? Algumas atitudes de André me fizeram pensar que não, até me irritando um pouco. Mas ambos estavam em um estado de frenesi que era lindo de se ver, impossível de não torcer por esses dois, para que eles encontrassem a cura um no outro. E será que eles encontrariam de fato?
"Neste momento somos duas almas perdidas que se encontraram, mas que receiam ser mais uma miragem no deserto triste que tem sido a nossa caminhada."
Queria poder expressar em palavras tudo o que senti durante a leitura de Sorrisos Quebrados, de todos os sentimentos que senti e todos os pensamentos que tive. Sofia é aquela autora que veio para nos mostrar que não adianta de nada a beleza exterior quando o seu interior é feio e todos nós merecemos uma segunda chance, principalmente para amar. E queria dizer mais uma vez que a Sol, foi uma personagem que me levou às nuvens com seus pensamentos de criança, e não de adulto que vejo em alguns livros. Crianças devem agir como crianças, e a Sol trouxe os raios de sol mais lindos á mim na leitura. Espero que tenham gostado das minhas impressões, e espero também que vocês deem uma chance para esse livro maravilhoso! Ah! E olha que bacana: Sorrisos Quebrados será lançado em Setembro de 2017 durante a Bienal pela editora Valentina em formato físico. E o mais legal é que Sofia virá para o Brasil onde será recebida com muito amor 💕
"Às vezes, precisamos entrar em caixas pretas para perceber que nunca paramos de brilhar, mas a nossa cor só é vista por quem foi pintado pelas mesmas tintas e pincéis."

Compre: Amazon

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG TELL ME A BOOK- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por