13 novembro 2017

Resenha: Doce Amargo

Livro: Doce Amargo
Autora: Evelyn Santana
Editora: Coerência
Páginas: 448

Sinopse: Melinda é uma garota que não conhece suas origens, tendo sido abandonada com pouco dias de vida em um orfanato, onde se apaixona por uma ilusão, um rosto em uma foto no jornal: Robert Blackwell, um promissor empresário que fez uma doação para o orfanato onde ela morava.
Anos mais tarde, Linda consegue se reerguer, estudar e garantir um bom emprego na empresa de Robert.
Um acidente faz com que se encontrem. A ganância dele os aproxima. E o amor sela tudo.

Hey people!
Antes de começar essa leitura gostaria de agradecer a autora Mary Oliveira, que durante a bienal me apresentou a Evelyn e acabei ganhando o livro Doce Amargo dela. Por que agradecer? Porque eu amei o livro! Demorei a ler, pois é o primeiro livro de uma duologia, mas assim que vi a autora anunciando a pré venda do segundo volume, iniciei a leitura e terminei encantada pela escrita da autora e desesperada pelo segundo livro rs. 

Vamos lá, por que gostei tanto da história? Por causa da forma como a autora construiu os personagens e o relacionamento entre eles. O livro tem bastante páginas e a autora usou cada uma delas para desenvolver o amor entre eles e nos fazer torcer por esse relacionamento, mas ao mesmo tempo temer o momento que o segredo de Robert seria revelado. 

Melinda, é uma mulher que passou a infância em lares adotivos, não conhece o motivo e ter sido abandonada, mas não deixou isso definir quem ela é. Ela estudou muito, conseguiu seu próprio apartamento e um emprego na empresa do homem por quem tem uma gratidão eterna e um amor platônico: Robert Blackwell. 

Robert é um personagem que achei que não iria me conquistar, pois achei muito errado a forma como ele levou as coisas com Linda. Ele é lindo e rico, qualquer mulher gostaria de estar com ele, mas ele é casado com a sua empresa. Ele nutre um ódio muito grande pelo pai, e nós leitores também, como última forma de tentar controlar o filho mesmo depois de morto, seu pai coloca uma cláusula no testamo que o obriga a casar ou a casa da família que ele cresceu e a empresa do pai ficará para amante dele e os filhos dela. Robert não consegue imaginar o pai dele ganhando depois de tudo que ele fez e é aí que entra Melinda em seus planos. Ela é o contrário do que o pai esperaria dele e ainda o ajuda a cumprir a cláusula do testamento. 

Robert não é perfeito, como já deu para observar… mas ele é humano e essa foi a característica que mais gostei na escrita da autora. Ele faz de tudo para conquistar Linda e ela inocente, apesar de um tanto desconfiada, acaba se envolvendo. Ele também teve uma infância complicada, e começamos a ver que ele não é totalmente sem coração e começa a desenvolver sentimentos reais por Linda, porém ele também erra. Teve muitas oportunidades de contar a verdade, de mudar sua forma de agir após conhecer Linda, mas precisa assumir as responsabilidades pelas suas escolhas. O seu passado explica porque ele é quem é hoje, porem mesmo assim ficamos chateados com as atitudes que ele toma.

"A quem eu queria enganar? Sentimentos não se ligam e desligam, é mais complicado do que isso."

Melinda é um caso à parte. Ela é tão doce e apaixonada, que fiquei mal por ela, pois temos o ponto de vista dos dois e sabemos que no inicio Robert a está usando. Ela é uma protagonista muito verdadeira e apaixonada por Robert. Mesmo ele sendo riquíssimo e ela vindo de origem humilde, ela não se perdeu nesse mundo nem deixou de ser ela. Sim, Linda tem suas inseguranças e pode ser inocente em algumas cenas, mas assim como vemos as mudanças em Robert durante a leitura e no relacionamento deles, também a vemos amadurecer. 

Outro ponto que quero ressaltar é a edição física, está belíssima e não vi muitos erros. Páginas amareladas, tornando a leitura confortável. Parabéns editora Coerência.

Evelyn Santana levou a história muito bem, nos fazendo ficar na torcida e terminar o livro ansiando pela continuação. Mais um talento nacional que tive o prazer de conhecer. Doce e Amargo é uma história sobre o amor, sentimentos e que tudo tem consequência. Espero que o amor que vemos crescer entre eles nesse livro, seja o suficiente forte para termos um final feliz no segundo livro. 

"Havia amor o bastante dentro de mim, por nós dois. Mas não se pode amar por dois, não quando se trata de um casamento, onde amor e respeito precisam brotar dos dois dois lados. Eu via isso agora e me perguntava como pude ser tão ingênua."

Espero que possam dar uma chance, até a próxima.

15 comentários

  1. Oi.
    O gênero não está me atraindo muito no momento. Mas eu gostei muito do fato de ser uma autora brasileira. Gosto de personagens que não são perfeitos, mas ao mesmo tempo não gosto de mocinha inocentes demais, apesar de ter gostado do fato de que ela evolui no decorrer da obra e que não se vendeu.
    Anotei a dica para ler mais para frente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?

    Uma história clichê que todos amamos, né? Eu adoro quando os escritores nos trazem personagens humanos: eles possuem defeitos, erram, mas também se arrependem e sabem pedir perdão. Robert parece ser aquele homem que teve uma infância ruim, sem amor e por isso não conhece o sentimento. Além disso, se fecha e nos mostra frio e totalmente viciado em trabalhar, pois é a única coisa que não o decepciona. Porém, ao longo da leitura, se apaixona e vê o quão errado estava.
    No começo da resenha, achei que ela sabia no que estava se metendo e só depois vi que ele a enganou. Deu raiva, todavia espero que a escritora nos demonstrou a evolução do personagem para que possamos perdoá-lo ;)

    Enfim, adorei a resenha, já coloquei o livro na minha lista de desejados :)
    Abraços.

    https://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ahhh segredos, como isso me chama atenção e me amarra a leitura.
    Não conhecia a autora, mas fico feliz pelo talento que demonstra ter ao construir está história, dica super anotada.
    Sucesso a ela.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. oieee
    realmente não sei o que eu sentiria durante a obra, bem legal isso da autora nos mostrar as imperfeições dos personagens, vou anotar a dica para um momento futuro.
    sucesso

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Não sou fã de romance,mas adoro quando tem algum tipo segredo,com um cara que só pensa no umbigo.Acabo me interessando por essas histórias.
    Não seria algo que leria agora mas quem sabe futuramente.
    Senti o amor que você teve por esse livro na resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oii!!
    Não conhecia esse livro ainda. Eu não tenho lido muitos romances ultimamente. Gosto dos livros da editora coerência, acho os temas bem legais. Fico com raiva de personagens que usam os outros rs da vontade de dar uns tabefe kkkk. Bom saber que vai ter uma continuação. Provavelmente o amor entre eles vai crescer ainda mais no próximo livro, ou não também rs. Gostei da resenha, bem sincera e objetiva.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Esse nome Blackwell é o nome de uma cidade do jogo Life is Strange! Haha.
    Adorei a narrativa, e o enredo do livro parece ser incrível, um romance pra distrair das leituras mais pesadas. Quero muito conferir essa história e acompanhar o desfecho do casal!

    ResponderExcluir
  8. Olá Helyssa,
    Muitas pessoas já leram esse livro e se encantaram com a história, como você. Fiquei muito contente por conhecer suas impressões e curiosa para saber por onde essa história é levada, já que a autora parece ter feito isso com muita propriedade. Em relação à edição física, a Coerência sempre arrasa nesse quesito.
    Espero comprar meu exemplar!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Eis aí uma obra que não sinto vontade em ler. Vejo muitas pessoas elogiando é apontando os pontos positivos da obra, mas aquele feeling que me faz querer ler um livro não surgi. Por isso, deixarei a dica passar.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Minha colaboradora leu a obra e tive a oportunidade. ALGUNS títulos Acho que em breve vou ler pois a autora em si é um amor de pessoa.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Helyssa! Adorei a premissa do livro, a história parece ser muito envolvente e cheia de reviravoltas!
    Dica mais que anotada!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  12. Ainda não conhecia o livro e achei a capa muito caprichada. Só me desanima saber que é uma série, porque estou em um momento de livros únicos. Mas fiquei com vontade de ler mesmo assim.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Helyssa!
    A premissa da trama parece perfeita pra fazer a gente gostar, né? haha Acho sempre muito interessante termos os pontos de vista dos dois protagonistas porque podemos conhecer melhor seus pensamentos e passado e assim entendemos suas atitudes e acabamos criando mais empatia durante a leitura. Pela sua resenha me parece uma história que vale a pena ser acompanhada. Não conhecia o título, mas marquei na listinha :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi.

    Já tinha visto esse livro antes. Eu estava confundido o nome da autora com que conheço. A trama parece ser bem legal. Estou em dúvida se leio ou não. Faz bem meu estilo, maa como tenho tantos livros para ler, fico sem tempo para ler outros livros. Vou deixar anotado a dica.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Espero que sim.
    Confesso que não tinha visto esse livro antes, mas me apaixonei pelo conteúdo dele pela sua resenha maravilhosa. A capa não me chamou muito minha atenção, então sua resenha salvou totalmente. rs Estou super curiosa para realizar a leitura já.
    Os Segredos dos Livros

    ResponderExcluir

© BLOG TELL ME A BOOK- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por