28 março 2018

Resenha: Segredos de uma noite de Verão


Livro: Segredos de uma Noite de Verão ( #1 As Quatro Estações do Amor)
Autora:Lisa Kleypas
Editora: Arqueiro
Páginas:288

Sinopse: Apesar de sua beleza e de seus modos encantadores, Annabelle Peyton nunca foi tirada para dançar nos eventos da sociedade londrina. Como qualquer moça de sua idade, ela mantém as esperanças de encontrar alguém, mas, sem um dote para oferecer e vendo a família em situação difícil, amor é um luxo ao qual não pode se dar. Certa noite, em um dos bailes da temporada, conhece outras três moças também cansadas de ver o tempo passar sem ninguém para dividir sua vida. Juntas, as quatro dão início a um plano: usar todo o seu charme e sua astúcia feminina para encontrar um marido para cada, começando por Annabelle. No entanto, o admirador mais intrigante e persistente de Annabelle, o rico e poderoso Simon Hunt, não parece ter interesse em levá-la ao altar – apenas a prazeres irresistíveis em seu quarto. A jovem está decidida a rejeitar essa proposta, só que é cada vez mais difícil resistir à sedução do rapaz. As amigas se esforçam para encontrar um pretendente mais apropriado para ela. Mas a tarefa se complica depois que, numa noite de verão, Annabelle se entrega aos beijos tentadores de Simon... e descobre que o amor é um jogo perigoso. No primeiro livro da série As Quatro Estações do Amor, Annabelle sai em busca de um marido, mas encontra amizades verdadeiras e desejos intensos que ela jamais poderia imaginar.
“Precisamos fazer um pacto para ajudar umas às outras a encontrar um marido. Se os homens não vierem atrás de nós, iremos atrás deles. O processo se mostrará muito mais eficaz se juntarmos forças, em vez de avançar individualmente.”

Olá, a resenha da vez foi uma estreia para mim: Um Noite de Verão da Lisa Kleypas. Adoro um bom romance de época e essa autora sempre foi muito bem recomendada, mas ainda não tinha lido um livro dela até o momento o que é uma pena, pois adorei. O livro não me conquistou de cara, ate porque os mocinhos não são os mais carismáticos, porém não demorou muito e Lisa Kleypas agora é presença certa nas minhas listas.

O livro é ambientado no declínio da sociedade londrina, quando os nobres/aristocratas achavam vergonhoso cuidar dos seus negócios começam a ver seu patrimônio diminuir. Já a burguesia, mal vista pela aristocracia, mesmo os com muito dinheiro, começa a se fortalecer. Sendo assim, o livro é ambientado durante esses conflitos entre as regras da aristocracia e a posição conquistada por homens que não são nobres de berço, focando em uma união considerada inadequada pela sociedade entre a jovem Anabelle e o empresário Simon Hunt.

“Pela sua experiência, o trabalho não era um assunto sobre o qual os homens gostavam de discutir, até porque o mero conceito de trabalhar para ganhar a vida era uma característica distintiva das classes mais baixas.”

Anabelle é uma bela jovem e de boa família, porém já está em sua 4ª temporada pois não tem um dote e passa por dificuldades financeiras. Mesmo querendo um bom casamento para poder ajudar a família, os homens a acham muito bonita mas preferem esperar o momento que ela estará tão desesperada que acabará sendo amante de algum deles. E é em mais uma noite que está sentada com seu cartão de dança em branco que ela conhecerá mais três jovens que também estão tendo dificuldades para conseguir um pretendente e assim elas vão se unir e traçar um plano para que cada uma delas consiga um bom marido. Cada uma delas protagonizará um livro, mas nesse o foco é em Anabelle pois no momento é a que mais tem urgência em um bom casamento e é a´parir dai que as aventuras dessas jovens e a caça ao marido ideal dá início.

Como falei lá em cima, os mocinhos não nos conquistam de cara. Apesar de estar em apuros financeiros e ser julgada por uma sociedade que a exclui porque não ter um dote, Anabelle também julga Simon inferior por ele não fazer parte da aristocracia, mesmo ele tendo tanto ou mais dinheiro que eles. Não que Simon seja um perfeito cavalheiro. Como está acostumado aos olhares tortos que recebe ao chegar em uma festa, ele faz questão de ser desagradável com todos, mas apesar de não gostar dessa sociedade que acha que trabalhar é algo para os pobres fazerem, ele também considera que Anabelle em algum momento cederá, pois precisará do dinheiro dele. Por esses motivos tive dificuldade de entrar na história, pois tive vontade de puxar a orelha dos dois e fiquei com nojo desses homens que se dizem cavalheiros, mas só estavam esperando a oportunidade de ter a protagonista em suas camas. Entretanto, essa é Lisa Kleypas e ela não é tão elogiada a toa.

"– Você …você não deve olhar para mim desse jeito.– Com você aqui, nada mais vale a pena olhar."

Adorei ela ter nos feito ver a sociedade daquele época exatamente como ela era, machista e preconceituosa. Não que hoje não tenhamos isso, mas a autora soube retratar muito bem e enriquecer a história, tornando mais que um romance entre os dois. Ambos me deram nos nervos nessa primeira parte, pois são teimosos e achavam que sabiam tudo que precisavam saber sobre o outro, mas na segunda metade o livro me conquistou. A convivência vem e eles vão aprendendo que o outro não é o que esperava, que o que importa é o que você sabe e não o que a sociedade pensa saber.

Quando os dois decidem seguir juntos eles passam por aprendizados, provações e vão superando uma a uma. A autora conseguiu me deixar com o coração na mão em algumas cenas e torcer para que tudo ficasse bem. Fora que a junção desse quarteto já me deixou curiosa para ver tudo que elas vão aprontar nossos próximos livros. É melhor todos os alvos solteiros se prepararem, pois serão fisgados.

“– Porque eu percebi durante os últimos dias que não posso deixar dúvida na mente de ninguém com relação a quem você pertence. Especialmente na sua.”

A escrita da Lisa Kelypas é fluida, me fez rir, suspirar, refletir e querer ler o restante da série o mais breve possível. Acredito que esse não seja o melhor livro da autora, mas posso dizer que foi uma ótima leitura. Além de trazer um laço de amizade entre as quatro “solteironas”, é retratado durante a revolução industrial e torna a história ainda mais completa.

Bjs,
até a próxima!

8 comentários

  1. Oi Helyssa! Nunca li nada da Lisa, e sei que ela é muito bem elogiada. Gosto muito de romances de época que envolvem não somente a história do casal em si, mas que tem conteúdo e nos transmite um pouco da época em que a narrativa é contada. gostei de saber que o casal, apesar do preconceito inicial, se dispõe a trabalhar para juntos serem felizes. Gostei muito também das mulheres terem unido forças, para juntas, conquistarem seus sonhos. O que não é comum, porque sempre temos histórias em que as mulheres são inimigas horríveis umas das outras.
    Adorei a resenha!
    Bjoxx – http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
  2. Lisa Kleypas quem não conhece não é mesmo?
    Já li livros dela e curto a escrita e desenvoltura dela nas histórias. Mas ainda assim não sou apaixonada pelo gênero. Os enredos trazem aquele clichê básico em sua maioria.

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  3. Que livro lindo! Adoro romances e esse sem dúvidas vai para a minha lista.
    Beijinhos. Versos da Alma

    ResponderExcluir
  4. OIIIIi,

    A Lisa é um grande nome dos romances de época, infelizmente ainda não consegui pegar esta série dela para ler, mas estou louca para conferir porque só leio coisas boas! Fiquei sabendo que o segundo volume é ainda melhor que o primeiro, então mal posso esperar para conferir.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu sou apaixonada na escrita da Lisa. Quando li essa série fiquei encantada com as personagens e há pouco tempo adquirir os livros impressos e quero muito reler, pois amo romances de época e toda a leveza que Lisa imprimi nas suas narrativas.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Oi Helyssa, como está?
    Eu não leio muitos romances de época e não sabia desse aprofundamento tão sério nesse livro. Aliás, eu sequer parei para pensar por esse ponto, o que já fez esse livro me ganhar um bocado.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://galaxiadeideias.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Helyssa!
    Eu amo essa autora, ela sempre escreve as histórias mais intensas e apaixonantes do gênero de época. Essa série é muito linda, gostei bastante desse primeiro livro porque abordar temas bem interessantes, os protagonistas são super fofos. Ótima dica!

    Beijos,

    Rafa - Fascinada por Histórias

    ResponderExcluir
  8. Olá Helyssa, tudo bem?

    Eu não estou tão familiarizada quanto gostaria com os romances de época. Na verdade, li poucos e não gostei muito do que encontrei. Da Lisa já havia tentado uma outra série, mas acabei deixando-a de lado, pois não engrenou. Provavelmente vá deixar esta de fora da minha lista de desejados também.

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir

© BLOG TELL ME A BOOK- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por