30 abril 2018

Resenha: Espada de Vidro

Livro: Espada de Vidro (A Rainha Vermelha, #2)
Autora: Victoria Aveyard
Editora: Seguinte 
Páginas: 496

Sinopse: Se sou uma espada, sou uma espada de vidro, e já me sinto prestes a estilhaçar. O sangue de Mare Barrow é vermelho, da mesma cor da população comum, mas sua habilidade de controlar a eletricidade a torna tão poderosa quanto os membros da elite de sangue prateado. Depois que essa revelação foi feita em rede nacional, Mare se transformou numa arma perigosa que a corte real quer esconder e controlar. Quando finalmente consegue escapar do palácio e do príncipe Maven, Mare descobre algo surpreendente: ela não era a única vermelha com poderes. Agora, enquanto foge do vingativo Maven, a garota elétrica tenta encontrar e recrutar outros sanguenovos como ela, para formar um exército contra a nobreza opressora. Essa é uma jornada perigosa, e Mare precisará tomar cuidado para não se tornar exatamente o tipo de monstro que ela está tentando deter.
Resenha sem spoilers


Olá, esse ano estou participando de um clube de temas e o tema do mês é distopia. Adorei o primeiro volume da série A Rainha Vermelha e com o anúncio da vinda da autora a Bienal, não consegui pensar em outro livro para ler e resenhar esse mês. Então vamos lá.
Por ser o segundo volume, fico com medo de dar alguns spoilers e por isso essa resenha vai ser mais focada no que eu senti durante a leitura do que no enredo, pois fico chateada quando leio spoilers sem querer. Como terminei o livro ontem, acho que não terei problemas.

Espada de Vidro começa exatamente onde o primeiro volume terminou, após toda a luta e revelações. Mare confiou nas pessoas erradas, foi usada, traída, mas agora tem um novo objetivo: buscar aqueles que são iguais a ela. Mare quer encontrar os que são como ela, treiná-los e protegê-los, porém o rei quer caçá-los e matá-los, além de fazer de tudo para atingir Mare. A diferença é que agora ela sabe que tem poder e que não pode confiar em todos, pois todo mundo pode trair todo mundo.

"Se sou uma espada, sou uma espada de vidro, e já me sinto prestes a estilhaçar."

Assim como no primeiro volume, a narrativa é feita pelo ponto de vista da protagonista e temos ótimas introduções de personagens que enriquecem a história e são importantes para Mare, porém o conhecimento de seu poder e a responsabilidade com a vida daqueles que estão sendo salvos por ela e seus companheiros, vemos uma protagonista a maior parte do tempo duvidando de todos, tentando se isolar daqueles que querem seu bem e ao meu ponto de vista se achando muito importante. Irritei-me um pouco com seus pensamentos durante a leitura, mas acredito que com tudo que aconteceu ela estará mais madura no próximo livro.

“Tento não pensar no rosto dos mortos. Passar o tempo todo correndo para sobreviver é uma distração eficaz, mas mesmo a ameaça constante de aniquilação não é capaz de bloquear tudo. Algumas perdas são impossíveis de esquecer.”

Com tantas responsabilidades e pessoas a querendo como líder de uma revolução, Mare fará muitas escolhas difíceis e ruins, porem  terá que viver as conseqüências de cada uma delas. O livro é eletrizante do inicio ao fim, com muitas reviravoltas e cenas de ação. Victoria Aveyard soube explorar de forma criativa os poderes dos personagens e construir bem essa trama política. Tem várias sucessões de capítulos que você não consegue parar de ler até conseguir uma pausa para respirar.  

Espada de Vidro é uma ótima continuação de uma série que começou bem e senti que a autora colocou os personagens para amadurecer até o desfecho final, pois imagino que muitas dores e escolhas difíceis ainda virão. Ainda senti ligação com algumas outras histórias conhecidas como disse na resenha de A Rainha Vermelha (aqui), mas mantenho a opinião de que isso não atrapalha a história. Teve ação do inicio ao fim e com um final bem dramático para nos deixar doidos pela continuação. Espero que você consiga dar uma chance a essa serie que já está com seu último volume na pré venda.

Bjs,
Até a próxima!

Um comentário

  1. Oi Helyssa,

    Sou super suspeita para falar da série, pois ADORO!!!
    Estou muito ansiosa pelo último livro e não vejo a hora de reencontrar meus personagens queridinhos nas páginas!
    Com certeza é uma super indicação!

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

© BLOG TELL ME A BOOK- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por